
A mesa é um objeto de extrema importância no planejamento da sua decoração. É nela que juntamos família e amigos, onde geralmente fazemos as refeições e também as reuniões de trabalho.É um uma peça chave para seu ambiente e que precisa ser bem escolhida. Sabemos que existem vários tipos e para várias funções. Basta saber como e onde usar.
A mesa de jantar
Vamos falar deste item que é essencial em uma residência. A mesa de jantar tem vários modelos e formatos que podem se adaptar ao seu espaço e às suas necessidades.
Geralmente a regra é a seguinte: sempre escolha uma mesa que comporte duas pessoas a mais, do que as que moram em sua casa. Por exemplo: se tem dois moradores, o ideal é que a mesa de tenha pelo menos 4 lugares. Com 4 moradores escolha uma mesa de pelo menos 6 lugares.
Os espaços menores pedem mesas redondas, ovalares, retráteis ou com canto alemão. Se você tiver mais espaço, com boa área de circulação, pode escolher as retangulares ou quadradas.
Os materiais mais usados para as mesas de jantar são: madeira, policarbonato, vidro, ferro, alumínio e pedras. Você pode fazer esta escolha baseada na beleza, mas sem esquecer da funcionalidade e durabilidade. Por exemplo: as de madeira são altamente duráveis, podem receber objetos quentes e até servir como apoio a bancada de preparo. Já se você optar pelas de vidro e policarbonato, apesar de serem bem elegantes, não são ideais para colocar utensílios quentes diretamente sobre a sua superfície.
A cozinha também pede uma mesa
Para pensar em mesa para cozinha é essencial lembrar que o ambiente precisa de espaço para circulação. Além de conforto é uma questão de segurança. Tem panela quente passando de um lado para outro e pessoas precisando transitar por exemplo entre a geladeira e o fogão.
Se a sua cozinha fora pequena, opte por uma mesinha redonda. Elaeconomiza espaço, dá sensação de aconchego e pode acomodar mais pessoas se necessário. Basta acrescentar mais uma cadeira ou banquinho.
Caso você prefira uma mesa quadrada ou retangular, pode encostá-la na parede para ganhar mais espaço.
Uma outra opção se você não fizer muita questão deste item para decorar a sua cozinha, mas precisa da mesa por uma questão funcional, é optar pelo estilo dobrável, anexado na parede. Quando for usar, abre e quando terminar as refeições, fecha. O espaço é bem aproveitado, de forma moderna e inteligente.
Mesa lateral: um verdadeiro coringa
Imagine uma peça que pode ser usada em quartos, salas de jantar e de estar? Esta é a mesinha lateral. É um modelo super útil e que também dá um toque de charme na decoração.
Ela ganha a função de criado mudo quando usada em dormitórios. É aquele suporte para abajur, livros e objetos pessoais que precisam estar rapidamente a mãos. Na sala de jantar ou de estar, ela é excelente para abrigar objetos de decoração e telefones, por exemplo. Mas não esqueça: preste atenção no tamanho da mesinha que você vai escolher, principalmente quando ela for usada ao lado do sofá. Se você não ficar atento ao espaço para circulação, pode ganhar um problema, ao invés de uma solução.
Mesa de centro: decoração e suporte
Depois de escolher o estilo que você quer imprimir em sua sala, antes de adquirir sua mesa de centro, leve em consideração que a altura deve ser menor ou igual que os assentos do sofá. Quanto ao espaço, muitos profissionais recomendam que se deixe de 40 a 60 centímetros entre a mesa e os outros móveis.
As mesinhas de centro também servem como suporte na hora de receber família e amigos para um bate papo ou jantar. Elas ajudam aparando os petiscos, copos e bebidas. Mas atenção: se você tiver escolhido por um material mais sensível a umidade e sujeira, não coloque sua mesinha para “jogo”. Você não vai querer amargar um prejuízo de uma mancha ou risco que não poderá sair.
Seja qual for a função da mesa, a regra é clara: harmonia e conforto para seu ambiente valem mais do que qualquer coisa. Analise a funcionalidade do objeto e como ele poderá fazer parte da sua decoração com beleza e utilidade.